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Quais são as regras para um plantão de vendas de imóveis?

  • Publicado em Dicas para Corretor – Imóvel Web

Quais são as regras para um plantão de vendas de imóveis?

Algumas regras ajudam a manter o plantão de vendas mais organizado e a tornar a sua relação com os colegas de trabalho mais agradável

Muitas incorporadoras utilizam o recurso do stand ou plantão de vendas para alavancar a saída das suas unidades mais recentes. Acontece que, geralmente, é possível visitar uma unidade decorada na metragem principal dos apartamentos que estão sendo vendidos, e isso ajuda a atrair os novos compradores que tem interesse em realizar o sonho da casa própria.

A função do plantão de vendas é apresentar um empreendimento novo, ainda na planta. As construtoras utilizam essa ferramenta como forma de exibir para os potenciais clientes informações, dados e alguns modelos do imóvel que está por vir. Além do decorado, geralmente é possível ver maquetes e imagens ilustradas dos apartamentos, e também as opções de lazer que ele possui.

A intenção com o stand de vendas é proporcionar para os interessados uma verdadeira experiência, visto que o empreendimento ainda é um projeto no papel. É nesse momento que o corretor consegue “fisgar” a atenção de quem busca um imóvel para comprar e convencê-lo da aquisição.

Quando pensamos no âmbito de espaço de trabalho, é importante reforçarmos a necessidade de se aplicar regras para tornar o ambiente mais agradável e as vendas melhores. Para isso é preciso definir como funcionará o plantão e pensar em como os corretores vão lidar com a demanda. O primeiro passo para organizar isso é a definição dos horários de atendimento do plantão. Se é esperada uma procura muito grande do empreendimento o ideal é ter turnos variados e equipe suficiente para atender com conforto os visitantes. Como por exemplo: uma turma atende durante a manhã até o início da tarde e outro grupo trabalha à tarde com atendimento até o início da noite.
Como corretores, a pontualidade é importantíssima e fundamental para garantir que o seu rodízio seja respeitado.

Falando em rodízio, essa é uma questão muito importante para manter a ordem na casa. A incorporadora precisa fazer uma espécie de sorteio ou pré-definição de quem vai atender cada cliente de acordo com a ordem de chegada no mesmo ao plantão e essa ordem deve ser respeitada! Os corretores tendem a torcer o nariz para plantões de venda por ser uma atividade imprevisível. Assim como alguns clientes vão entrar no stand porque estão buscando imóvel para comprar, outros estão apenas interessados em saber quando custa o imóvel, pois moram perto e desejam saber o quanto está valendo o seu ou até mesmo quem entra para conhecer o decorado apenas por curiosidade e tempo livre. Independentemente disso, é preciso respeitar a ordem e fazer um bom atendimento para garantir sua vendas, mesmo que elas não aconteçam na hora. Um bom relacionamento com o cliente pode ser a chave para futuras vendas.
Não se esqueça de aplicar o rodízio também para os atendimentos telefônicos que a recepção receberá durante os dias de plantão, pois o contato seguinte deve ser feito pelo corretor seguindo a ordem combinada.

Se você já tem uma cartela de clientes montada e quer indicar para algum deles o imóvel novo do plantão que está trabalhando ou até mesmo recebeu algum cliente através de indicação, é interessante agendar uma visita no stand. Convide-o até o decorado, mostre os diferenciais e apresente as vantagens dessa unidade para ele. Se já existe um relacionamento com o mesmo, as chances de vender são maiores.

Lembre sempre de conferir as regras de onde você trabalha para agendamento de visitas. Programe-se corretamente para não “encavalar” atendimentos e seja pontual para recebê-lo na data combinada. Um cafezinho e folhetos com mais detalhes do empreendimento mostram maior preparo para atender e ajudam a encantar o cliente.

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